Pop Rock – Um dos gêneros musicais mais populares do mundo

audiency pop rock

Vamos falar sobre um dos gêneros musicais mais populares do mundo, com vertentes e características únicas e marcantes! O rock’n roll, que aliado ao som das guitarras dominou o mundo.
Esse gênero musical surgiu nos Estados Unidos nos anos 50, tocado pela primeira vez em um programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. Mas neste artigo o tema é o rock’n roll no Brasil, hoje conhecido também como pop rock.

A evolução do Rock’n roll no Brasil

Embora o rock´n roll seja um ritmo que ultrapassou as fronteiras e tenha representantes em todos os continentes, o ritmo ganhou cara própria e fundiu-se com ritmos característicos do país.

Quando pensamos em Brasil logo associamos ao samba, e foi exatamente uma sambista que deu o seu o start nesse gênero musical no Brasil! Isso mesmo, Nora Ney, gravou em outubro de 1955 “Rock around the Clock”, de Bill Haley & His Comets para a trilha sonora do filme ‘Sementes da Violência’.

Na mesma onda de Nora Ney vieram Cauby Peixoto e Betinho & Seu Conjunto e na sequência surgiram as primeiras gravações do rock nacional.

Nos anos 50 o rock no Brasil se limitava quase exclusivamente a reproduzir e traduzir o que era feito no exterior, onde esse gênero musical já tinha seu espaço garantido no coração dos ouvintes de rádio.
Porém, nos anos 60, surgem os primeiros grandes compositores e é quando a juventude se identifica definitivamente com esse movimento musical. Neste ano surgiu um dos maiores cantores de rock nacional da história, sucesso de audiência no rádio e na televisão com os hits “Splish Splash”, “É Proibido Fumar” (regravada pela banda Skank), “O Calhambeque” e “Parei na Contramão”.

O sucesso foi tanto que Roberto Carlos tornou-se apresentador na Rede Record, com o programa Jovem Guarda. Ao seu lado estavam Erasmo Carlos e Wanderléia.

Nos anos 70 acontece uma revolução, tudo é permitido: rock clássico, rock pesado, mpb com rock. Uma verdadeira miscelânea que foi um fator determinante para que o rock brasileiro tivesse cara, ou caras próprias.

Surgem ícones da música brasileira, Milton Nascimento, Fagner, Zé ramalho e também Belchior.

A década de 80 foi a era de ouro para o rock nacional! Com fim do regime militar os jovens estavam sedentos pela liberdade de expressão por novas canções e novos ídolos. Dito e feito! Titãs, Paralalamas do Sucesso permanecem ativas até hoje, fazendo apresentações por todo o Brasil.

Outras bandas e artistas da época, como Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana e Renato Russo, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao sucesso de audiência entre o público.

A banda Legião Urbana, liderada por Renato Russo, surgiu em 82, emplacando sucessos como “Faroeste Caboclo”, “Será” e “Eduardo e Mônica” que chegaram ao topo das rádios.

Os anos 90 foram criativos sem fronteiras ou limites! Os reggae, forró, maracatú, tudo isso somado ao rock é igual a: rock brasileiro.

Nas décadas de 90 aparecem novas bandas com estilos diferentes, mas que tinham nascidos na década de 80, Skank, Patu-Fu, Jota Quest, Tianastasi.

Entre 94 e 95 surgiram dois grupos muito bem-sucedidos pelo humor! Os Raimundos em 1994, com o ritmo forrocore (forró+hardcore) e os Mamonas Assassinas em 1995.
Outros destaques são O Rappa, com uma pegada reggae/rock, Charlie Brown Jr., voltado para um “skate punk”, Cássia Eller, com um repertório de Cazuza e Renato Russo e Los Hermanos, que surgiram com “Anna Júlia”.

Não podemos deixar de citar as bandas Detonautas Roque Clube, CPM 22 e a cantora Pitty. Principalmente a banda CPM 22, que foi a primeira banda brasileira a tocar no Hard Rock Café nos Estados Unidos. Uouuu

A partir de anos 2000, a internet desempenhou um papel fundamental na divulgação de bandas de rock independentes brasileiras, fazendo com que o fluxo de informações da cena fosse quase tão grande quanto o de grandes gravadoras.

Também a partir dos anos 2000, começaram a surgir bandas de rock com influências do emotional hardcore. Entre os maiores destaques estão as bandas Nx Zero e Fresno, que em suas músicas abordam letras simples e que tratam de sentimentos e emoções, altamente populares para o público jovem.

As bandas Cine e Restart surgiram com seu Happy Rock Pop no ano de 2009, influenciados pelas melodias açucaradas do emo, mas com letras alegres, roupas com tons extravagantes. Chamado de rock colorido ganhou o público especialmente o feminino jovem e tomou conta do cenário musical brasileiro. Independentemente do estilo e vertente o rock é sucesso por onde passa, e temos como comprovar!

Pop Rock Nacional e Audiency

A Audiency, uma plataforma completa de streaming de dados das emissoras de rádio do Brasil, Portugal e alguns países da América Latina, e claro, não poderíamos deixar te trazer dados! Hoje (11/12) o 1º lugar no Top Charts Musical Brasil, rádios (AM, FM, Comunitária e Web), no gênero MPB.

Isso mesmo, até o fechamento da matéria, às 16h, o primeiro lugar estava com a banda Jota Quest, com a música “A voz do Coração”, um feat com Rael. Inclusive fizemos um post completo falando da importância das parcerias musicais. Se você não conferiu ainda, essa é uma ótima oportunidade!


A Audiency faz a diferença na vida dos artistas, cantores e compositores! Uma plataforma que vai turbinar sua carreira e produzir fantásticos resultados. Sabe como? Mudando a forma como você gerência seus plays em rádios, interage com o mercado, distribui e anuncia suas músicas.

Além do Top Charts Musical com mais de uma dezena de possibilidade de filtros de gêneros musicais, a Audiency oferece ainda o Top Charts Compositores. Um destaque todo especial a estes profissionais e valorização em todo o Brasil, Portugal e alguns países da América Latina.

Ficou interessado em saber como essa fantástica ferramenta pode ajudar a turbinar sua carreira? Então cadastre-se na lista VIP de lançamento https://bit.ly/36JX7gZ

Quer saber quais são os hits, artistas e compositores mais tocadas nas rádios? Então acesse o Charts da Audiency e faça um filtro no gênero pop rock

Siga também as redes sociais Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *