O rádio impulsiona a carreira de artistas

Audiency - o rádio impulsiona a carreira dos artistas

Ouvir música é uma prática do dia a dia do ser humano. Ela está presente em nosso cotidiano de diversas formas, em vários momentos e em diferentes lugares. Apesar de, hoje em dia, existir inúmeros formatos para se ouvir uma música, o rádio continua fazendo a diferença. Esse meio do comunicação proporciona alegria, entretenimento e leva muita informação de utilidade pública.

É incontestável que o rádio é o meio de comunicação mais ouvido pela população Brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Kantar IBOPE Media, 83% dos brasileiros (3 a cada 5 ouvintes) escutam rádio todos os dias, sendo que o consumo é de 4h33 horas por dia. Uauuu isso que é fazer a diferença!

E tem mais! É um dos meios, senão o meio de comunicação mais importante para impulsionar a carreira de um artista! Se toca na rádio é porque “o cara” é bom mesmo. Isso é credibilidade!

A importância das emissoras de rádio para os artistas

Você, artista que está em início de carreira ou já está atuando no mundo da música, sabe o quanto é importante a aproximação com as emissoras de rádio. Por mais que as redes sociais, o YouTube, Spotify e outras plataformas estejam facilitando a publicação das suas músicas, tocar no rádio ainda é a melhor forma de conquistar credibilidade.

Para Fábio Schuck, é necessário entender como funciona a dinâmica das emissoras e apostar, mais do que nunca, no relacionamento com os divulgadores o que, segundo ele, aumenta significativamente a chance das músicas entrarem no circuito. “Relacionamento é tudo. Por mais que você ligue, envie mensagens, faça uma visita, quando você tem relacionamento tudo acontece com mais naturalidade e os resultados são bem melhores”. Inclusive produzimos um conteúdo muito interessante que fala sobre a importância dos divulgadores na vida dos artistas. Vale a pena conhecer mais sobre estes profissionais que fazem sua música chegar até as emissoras de rádio.

“Os primeiros influenciadores são os radialistas, comunicadores da região, que têm credibilidade com a audiência e sabem como se relacionar, conhecem os artistas locais e os anunciantes. Cada vez que uma música toca no rádio chancela a realidade local”, destacou Schuck. “As músicas dos artistas que são divulgadas no rádio são as que têm mais chance de sucesso, de serem as mais cantadas nos shows, exatamente porque entram no inconsciente popular ao serem massificadas e entregues de forma tão democrática por meio desse veículo”, exemplificou o empresário.

Schuck lembrou ainda que, se há audiência, é preciso levar o artista e sua música para além das fronteiras regionais. “Não importa onde estou. Existem dezenas de possibilidade de engajamento e várias formas de interação e geração de negócios. Por isso é importante olhar o mercado não somente sob a ótica de concorrência com outras plataformas. É hora de buscar sinergia do rádio, inclusive, com o digital. Estar atento para o que está acontecendo ao redor, aberto para parcerias e maior relacionamento e, principalmente, saber que o segredo está em entender melhor a sua audiência”, destacou.

As rádios estão em constante evolução e atualização, mas como você artista pode se aproximar das emissoras? Vamos apresentar algumas ferramentas!

Dados que fazem a diferença!

Acompanhar o desempenho das suas músicas no rádio é algo fundamental para escalar sua carreira. Com uma avançada tecnologia e a maior captura e processamento de dados do setor musical, através da plataforma da Audiency, por exemplo, você possui dados estratégicos captados em 7.448 emissoras localizadas no Brasil, Portugal e alguns países da América Latina.

Através do Top Charts Musical você confere em real time as músicas mais tocadas e ainda tem a possibilidade de filtrar por cidades e também emissoras. Utilizando o Mapa Mundial de Plays você consegue inclusibe acompanhar sua música com apontamento georeferenciado!

Outra solução da Audiency é o completo pacote de marketing. Através de disparos de e-mail, grupos de whatsApp, divulgação em post blog, redes sociais e assessoria de imprensa seus lançamentos chegam até emissoras, gravadoras, divulgadores, fãs, empresários, e muito mais.

Temos diversas opções para você poder divulgar suas músicas ou sua marca para um público altamente conectado com o mercado musical.

Receba informações sobre soluções para conquistar sua audiência. Inscreva-se agora mesmo na lista VIP de lançamento https://bit.ly/36JX7gZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *